Documento sem título
Dicas de Saúde
Exclamation mark

Uma Alimentação Saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa. Seguindo essas orientações você pode ter uma alimentação mais saudável e levar a vida com mais saúde.




1. Dê preferência aos grãos integrais, frutas, verduras e legumes. Tenha o hábito de ingerir esses alimentos, pois são deles que provêm grande parte dos nutrientes que precisamos.

2. Mantenha-se em forma! Busque o seu peso ideal! O excesso de peso aumenta suas chances de desenvolver doenças como pressão alta, doenças cardíacas, derrame, diabetes e muitas outras. Mas estar magro demais também causa males como osteoporose, irregularidades menstruais e outros problemas de saúde. A alimentação balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos (conforme orientação médica) ajudam a manter o peso ideal.

3. Coma porções moderadas. Não tenha pressa! Mastigue bem os alimentos, coma em um ambiente tranquilo, porcione de acordo com sua necessidade calórica. Isto fará com que você fique satisfeito sem precisar comer muito. .

4. Faça refeições regulares. Pular refeições pode levar ao descontrole da fome. Faça refeições de 3 em 3 horas usando frutas ou alimentos pouco calóricos nos intervalos das refeições maiores (café da manhã, almoço e jantar).

5. Reduza, mas não elimine certos alimentos da dieta. Reduza a quantidade de gordura, açúcares e sódio na sua alimentação. Os alimentos fonte destes nutrientes são importantes para o nosso organismo, porém o excesso é prejudicial

6. Faça as mudanças gradualmente. Não tenha pressa! Não há como mudar seus hábitos alimentares do dia para a noite, pois além de ter uma extrema força de vontade, uma mudança radical pode fazer com que você fique no meio do caminho e desista. Anote o que você come durante o dia e veja o que há e de errado e o que pode ser corrigido (tanto as deficiências como os excessos).

7. Lembre-se que os alimentos não são bons ou maus. O que faz os alimentos fazerem mal ao nosso corpo é o excesso. Se conseguir ter uma dieta variada e balanceada poderá comer sempre um pouco de tudo o que mais gosta.

8. Coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes. Diariamente precisamos de mais de 40 nutrientes diferentes para o bom funcionamento do nosso corpo e evitar doenças, e nenhum alimento sozinho consegue prover essa necessidade. Por isso sua dieta diária deve conter doses de cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos e carnes, aves, peixes e outros alimentos protéicos. A quantidade de cada um depende de suas necessidades energéticas.

 Documento sem título